Ler a Bíblia: A Arte da Vida

14/01/2011 14:41

Ler a Bíblia: A Arte da Vida

Ler a Bíblia é muito mais que uma ciência, é uma arte. Ciência se faz em laboratório, em escritório sob muito esforço cerebral, obedecendo às regras e normas ditadas pelos eruditos e estudiosos que vivem trancafiados em escritórios distantes da vida simples do povo, da gente comum, tendo seus esquemas particulares e herméticos expressos numa linguagem incompreensível aos mortais. Arte se faz pela vida, com a vida e na vida sob os encantos do coração apaixonado, obedecendo aos critérios do amor incondicional que defende a vida, em todos os sentidos, sentida por aqueles que vivendo a vida descobrem o sentido da vida nas entrelinhas da vida.

Ler a Bíblia é arte. Ler a Bíblia é a arte de descobrir o sentido da vida. É a arte de descobrir a vontade do Deus da Vida para as nossas vidas. É a arte de ler a Palavra que se fez carne em nossa carne e foi impressa nas entrelinhas da vida. Para se ler a Bíblia não é preciso saber ler livros. Para se ler a Bíblia é preciso saber ler o livro da vida e interpretar as entrelinhas da vida, onde Deus, em sua infinita bondade, imprimiu sua vontade, seu amor. Para se ler a Bíblia tem que se ler a vida e para se ler a vida não precisamos saber ler livros. Pessoas não alfabetizadas podem ler a Bíblia. Creio nisso!!! Foi assim que descobrir uma verdade: A maioria dos analfabetos e pobres sabe ler a Bíblia, e a maioria dos doutores, estudiosos e ricos não sabe ler a Bíblia. “Naquele tempo, Jesus disse: Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelastes aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado”. Descobri uma verdade ensinada por Jesus Cristo, Mestre, Deus, Palavra feita carne na nossa vida.

Ler a Bíblia é arte. É a arte de ver a vida com o olhar de Jesus. É ingressar na escola da vida e ser discípulo de Jesus Mestre. É se encantar com a simplicidade da voz divina na natureza humana, e se indignar com a complexidade do grito humano diante da dor dos pequenos de Deus. Ler a Bíblia e remar contra a maré de um mundo que optou pelo lucro acima da vida. É assumir os valores daquEle que dá valor a todas as coisas; que é o sentido de todas as coisas. Ler a Bíblia é ter dentro de si os mesmos sentimentos do Mestre até o ponto de gastar a própria vida por amor...

Ler a Bíblia é atitude de Amor... Só amor

Pe. Demetrius - Equipe Bíblica Ruah